sábado, 27 de outubro de 2007

Onde é que isto vai parar?

Ao longo dos anos Portugal deixou de ser o Grande país que foi outrora.
Portugal, país dos descobrimentos, em tempos que éramos os primeiros no que de bom havia.
Portugal foi o primeiro dos países Europeus que contornaram a África, para poder estabelecer novas rotas comercias. Com esta postura, Portugal conseguiu assim chegar ao Oriente e à América.
O desejo de Portugal era fortalecer o seu então império (império Colonial Português que viria a ser o maior e mais duradouros dos impérios coloniais, entre 1415 e 1974), para isso, era então necessário conquistar novas terras e ter total controlo da imensa rede comercial. Com estas atitudes, Portugal via uma forte possibilidade de enriquecimento.
Eis os resultados.
As grandes navegações deram então grandes lucros a Portugal, mas também à Europa, (uma vez mais Portugal era exemplo para o velho continente). Com as especiarias trazidas da Índia, Portugal tivera lucros enormes (6000%), nesta altura Portugal era um país economicamente importante e respeitado.
Portugal viria então a aproveitar o facto da sua localização geográfica e a sua grande costa marítima, para se afirmar junto de uma “nova” Europa.

Terminando aqui a “aula” de história e avançando alguns séculos no tempo, chegamos ao século XXI.
Portugal continua a ser um “grande” país europeu, e continua a ir a frente da Europa em muitas coisas (é pena que algumas seja por maus motivos).
Portugal detém actualmente a quarta maior frota pesqueira da EU, e o que faz com ela?
Custa-me um pouco a entender o que aconteceu com o nosso povo, o povo descobridor e lutador, que não tinha medo de ir á luta, para conseguir ser um país economicamente dependente?
Cada vez mais o nosso país está pior, impostos elevados, diminuição de poder de compra, aumento do índice de pobreza. E lamento desiludir alguém, mas não vejo um bom futuro pela frente.
Neste exacto momento, ouvimos constantemente a frase: «é preciso apertar o cinto». Mas será que os portugueses ainda têm mais algum furo para o poderem apertar?
Meus senhores, em 2013 termina a entrada de dinheiro para Portugal!
Agora que ainda vamos recebendo algum, nós estamos assim, imaginemos, todos em silêncio como vai ser daqui a 6 anos.
Boa, Parabéns. Conseguimos baixar o défice, Bruxelas vai ficar orgulhoso do nosso governo, e o povo? Será que o povo está orgulhoso do trabalho do PS? Será que o povo está orgulhoso em viver sem dinheiro, só para ver Bruxelas satisfeita com o Governo, enquanto o povo cada vez está mais na miséria?
Recentemente temos o orgulho do nosso primeiro-ministro, o tratado de Lisboa, para ele é um acontecimento histórico para Portugal, para ele, só para ele, porque para o desgraçado do pobre que anda na luta pela vida diariamente a sua opinião não interessa.
Com todo este texto pergunto-me.
ONDE É QUE ISTO VAI PARAR?


Rui Pires da Silva
(Responsável distrital da Juventude do PND/Aveiro) rui.sv@sapo.pt

Sem comentários: